Por Carlos Roberto (Carlão)
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Santos
Olá, irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Estamos em setembro, mês dedicado a Bíblia.
No mês passado, durante uma reflexão na missa, o Diácono José Guerra chamou nossa atenção sobre a importância dos meses de agosto, setembro e outubro para caminhada cristã e como estão intimamente conectados.
Podemos recordar que o mês passado, agosto, fora dedicado à VOCAÇÃO. E na sequência entraremos em outubro, outro mês importante, não só pela festividade de nossa amada Padroeira do Brasil, mas sobretudo por ser o mês das MISSÕES.
Se agosto é o CHAMADO e outubro a CAMINHADA, podemos destacar setembro como o mês do ALIMENTO, a energia vital que nos ajuda a caminhar e entender a missão evangelizadora.
O alimento espiritual é a palavra de Deus. A Bíblia é o canal desse alimento. A palavra é o verbo de Deus que transforma a realidade e nos impulsiona para caminhada e evangelização.
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” Jo 1,14.
Antes de toda a existência existia o Verbo, a palavra. Na língua portuguesa, o papel do “verbo” na frase é ser uma palavra de ação, movimento. Dessa forma, a Bíblia não é só um livro de histórias, autoajuda ou contos que nos fazem refletir. Sendo alimento espiritual, força vivificante e expressão do Verbo Divino, a Bíblia é, antes de tudo, o combustível para missão.
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Hb 4,12
A Bíblia é a experiência do amor de Deus com Seu povo. A equipe de formação da Canção Nova destaca que a “Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria, não só do mundo espiritual, mas também nesse plano terrestre, no qual vivemos submetidos às suas leis.”
De acordo com a medicina, todos os dias precisamos nos alimentar. Suprir o corpo com os nutrientes adequados para nossa subsistência. Seguir uma dieta alimentar sadia e constante para manter a saúde corporal.
A nossa mente, alma e coração também precisam de alimento. E pergunto, o que você anda ingerindo no seu dia a dia?
Reality Shows? Violência na TV? Programas de fofocas? Memes de internet? Brigas partidárias/políticas?
Irmãos e irmãs, que possamos ter fome e sede da Palavra de Deus! Nos alimentar espiritualmente com a palavra que transforma, fortalece e nos dá energia para enfrentar as dificuldades, agradecer as conquistas e avançar em águas cada vez mais profundas! Leia a Bíblia todos os dias. Faça um momento de reflexão aprofundada da palavra de Deus. Estabeleça essa rotina na sua vida.
Comece com 5 min. entre leitura e reflexão.
Acorde 5 min. mais cedo ou durma 5 min. mais tarde. Separe 5 min. do seu almoço ou de sua rotina diária. O que são 5 min. diante de um dia de 24 horas?
Precisamos acolher a palavra de Deus e o mês de setembro é propício para refletirmos a importância da Bíblia para o fortalecimento da fé em preparação para missão!
A Palavra de Deus vai chegando, vai. (2x) / É Jesus quem hoje vem nos falar. (2x) / É a Palavra
de Deus aos pequenos. (2x) / É a Palavra de libertação. (2x) / Como o sol a brilhar no horizonte.
(2x) / É semente fecunda na terra. (2x) /É a experiência do povo. (2x)
Paz e Bem.
Salve Maria!
Referências:
Canção Nova: https://formacao.cancaonova.com/series/especial-biblia/qual-e-o-verdadeiro-proposito-da-biblia-para-os-cristaos/
Canção Novas: https://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/a-inteligencia-potencializada-a-luz-da-sagrada-escritura/
Realmente a palavra é um alimento diário, para vida espiritual e temporária, que nós mantém vivos na fé e na vida diária. Amém 🙏❤️
A Sagrada Escrituraé fonte de inspiraçao, é luz para a caminhada, é força nas lutas diarias, é encontro na oração, é como o amor transformado em palavras.
Viva Jesus e Salve Maria!!!