Por Carlos Roberto (Carlão)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida Santos

“Lançai a rede” (Jo 21,6)

Aproveitando o momento de celebração do centenário de nossa Diocese de Santos é importante, como católicos, entendermos como nossa Igreja é organizada.

No Código de Direito Canônico, o Cânon 369 explica que a Diocese “é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do Presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu Pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica”. Em suma, podemos delinear uma Diocese em dois aspectos: o geográfico (lugar) e o de ação evangelizadora (missão).

No aspecto geográfico, a Diocese compreende um território delimitado por cidades e regiões que estão sob responsabilidade de um Bispo. No caso da Diocese de Santos, a delimitação territorial abrange nove municípios: Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Compreende uma área de aproximadamente 2 mil km², abrangendo mais de 1.7 milhão de pessoas (IBGE 2022). O nosso Bispo é Dom Tarcísio Scaramussa, SDB nomeado em 6 de maio de 2015 pelo Papa Francisco.

Enquanto missão, uma Diocese também deve unir as paróquias para que a ação evangelizadora aconteça de maneira organizada (ANDRADE, 2022). Nossa Diocese possui 51 paróquias, 271 comunidades e 2 reitorias. A divisão diocesana é composta por 8 regiões pastorais: Centro 1, Centro 2, Orla, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Litoral Centro e Litoral Sul.

Cada região pastoral tem por objetivo dinamizar a vida pastoral missionária da Igreja Particular, favorecendo o desenvolvimento do trabalho pastoral em uma ação comum, visando a prática efetiva do Plano Diocesano de Pastoral e da ação evangelizadora da Igreja.

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB destaca, na “Carta Pastoral para o Ano do Centenário”, que o lema escolhido para o centenário, “Lançai a rede” (Jo 21,6), aponta para convocação missionária da Diocese de Santos frente aos desafios da contemporaneidade. Completa ainda que “a Igreja deve realizar o discernimento comunitário constante, buscando, à luz da fé, guiar-se pelo Espírito Santo, para entender e realizar o que Ele indica para o caminho da Evangelização neste momento” (Dom Tarcísio Scaramussa, SDB).

Vamos celebrar esse momento de grande alegria e fé, fortalecendo a missão evangelizadora da Diocese de Santos!

Que Nossa Senhora do Rosário abençoe e ilumine nossa caminhada pastoral!

Paz e Bem! Salve Maria!

ORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA DIOCESE DE SANTOS

Nós vos damos graças, Senhor!

“Vosso nome é admirável em toda a terra”! (Sl 8, 2).

Quando contemplamos a obra de vossas mãos, reconhecemos vossa grandeza de amor e de misericórdia.

Contemplamos a obra de vossas mãos nos 100 anos de história e missão da Diocese de Santos!

Nem sempre correspondemos ao vosso grande amor.

Por isso, pedimos perdão por nossos pecados e infidelidades.

Fazei-nos dóceis, Senhor, ao vosso santo Espírito, para reconhecermos vossos caminhos nestes novos tempos, e sermos uma Igreja fiel e comprometida com vosso Reino de amor e justiça.

Ressoem novamente em nossos ouvidos o vosso mandato missionário: “lançai a rede” (Jo 21,6).

Nossa Senhora do Rosário, a querida mãe que nos destes, seja sempre acolhida em nossa casa, e acompanhe a Igreja nos caminhos da missão, para dizermos sempre “sim” à vossa vontade.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

Bispo Diocesano de Santos